7 de outubro de 2009

O papel de cada cônjuge


Olá queridas!
Vou lhes fazer uma pergunta!

Alguma de vocês já viu uma vaca voando ou um passarinho mugindo?
Acho que não.
E não poderiam ter visto, pois cada ser tem o seu papel, a sua função: a vaca muge e o passarinho voa.

No casamento não é diferente. Cada um dos cônjuges deve desempenhar um papel, uma função.

Antes de explicar quais são esses papéis, asseguro a vocês que não há um menos importante que o outro. Ambos se complementam e são necessários para a coexistência.

Após Deus ter criado Adão, viu que o homem não podia viver só. Num ato de profundo amor, tomou uma costela de Adão e criou sua mais perfeita obra - a mulher!
Deus criou a mulher para ser a companheira e auxiliadora do marido.

É sabido que o homem é o cabeça do lar. Ser cabeça significa assumir a responsabilidade geral da família. Ele deve buscar, com a ajuda de sua esposa, que a família se encaminhe para o propósito de Deus. O homem é responsável por:
- Governar o lar (1Timóteo 3.4-12). Governar com graça e amor. Ser o representante de Jesus para a família. Expressar o caráter de Cristo com a sua conduta. Não usar de sua autoridade para impor sobre a família os seus próprios caprichos.
- Trabalhar para prover o sustento familiar. (Gênesis 3.19; 1Tessalonicenses 4.1-12; 1Timóteo 5.8)
- Amparar, cuidar e proteger a família (Efésios 5.29). Solucionar as dificuldades que surjam, com a ajuda do Senhor e o auxílio da esposa. Guiar a família a uma convivência amorosa e feliz, onde todos possam se desenvolver física, mental e espiritualmente.
- Ser sacerdote para a família (Gênesis 18.19). Ensinar a palavra de Deus, instruir, edificar, repreender e corrigir. Orar com a família.
- Ter o papel principal na formação dos filhos homens. Especialmente depois dos 8 ou 10 anos. Afirmar os valores de sua masculinidade. Ensinar-lhes habilidades e trabalhos manuais. Iniciá-los nos negócios. Praticar esportes. Dar educação sexual e etc.

A mulher é a auxiliadora. É o complemento eficaz e inteligente.
Devemos usar nossa inteligência, capacidade e experiência buscando um objetivo comum com nossos maridos. Sermos unidas e solidária a eles, sem atitudes independentes. Devemos reconhecer que nosso cônjuge tem a autoridade principal. Não competir com eles, mas sim complementar-lhes. Precisamos entender que nossos maridos necessitam serem ajudados em sua sensibilidade. Precisam de ânimo, compreensão, sorriso, aprovação e cooperação em tudo que faz. A mulher é responsável por:
- Se ocupar mais na criação dos filhos (1Timóteo 2.15; 5.14). Ser mãe é a sua maior missão.
-Atender a família e cuidar da alimentação (Provérbios 31.21-22).
-Cuidar do vestuário (Provérbios 31.21-22).
-Cuidar da casa (Tt 2.5). Isto não significa que não possamos ter uma ajudante em casa. Significa que devemos acompanhar mais de perto cuidado do lar.
-Ajudar com a carga financeira (Provérbios 31.16-18,24). Isto, na medida que seja necessário e possível, evitando ao máximo sair do lar.
-Cuidar da formação das filhas. Ensinar-lhes sobre: educação sexual, modos, comportamento social, tarefas domésticas, habilidades manuais, conduta frente ao sexo oposto e, principalmente, a serem femininas.

Estes são alguns dos papéis definidos por Deus.
Alguns papéis são definidos para ambos os cônjuges, ou seja, aqueles que devem ser praticados pelos dois cônjuges e entre os dois cônjuges.
São eles: o dever de fidelidade, o respeito, o diálogo, formação do caráter dos filhos, controle e acompanhamento escolar, a prática de esportes, cuidados com a saúde
, o lazer, o planejamento familiar, a aquisição do novos bens, a prática do sexo, entre outros.
Alguns casamentos fracassam por haver a inversão dos papéis entre os cônjuges e a falta de conhecimento dos mesmos. Cada cônjuge deve conhecer, assumir e desempenhar o seu papel. Também deve conhecer e aceitar o papel do outro, dando espaço para que ele o desempenhe.
É preciso que cada cônjuge tenha consciência da importância de desempenhar seu papel da maneira como Deus disse que deve ser.
Quando há a inversão dos papéis as discussões e conflitos passam a ser muito frequentes. Além de causar desconforto e tristeza aos cônjuges.
Alguns homens não assumem seu papel como cabeça.
Quando é assim, a esposa fica sobrecarregada pelo peso de tantas obrigações familiares. Há homens que pensam que sua função se limita a trabalhar fora de casa e trazer o salário no final do mês e que sua esposa deve cuidar de todo o resto. Isto traz um grande desajuste na família e deve ser corrigido o quanto antes!
Outros
querem fazer tudo sozinhos. Não conversam com suas esposas nem buscam a opinião delas. Não delegam responsabilidade, absorvem tudo. Pensam que são completos. A mulher fica frustrada e amargurada.
O homem deve dar lugar para que a mulher desempenhe sua função com critério próprio, criatividade, gosto e o "mágico" toque feminino.

Por outro lado, há mulheres que assumem
a liderança da família e anulam o marido. Querem dirigir tudo, ter sempre a última palavra. Não dão valor à opinião do marido.
A mulher não foi feita por Deus para levar esta carga. Assim ela arruina o marido e quebra a ordem de Deus. Também sobrecarrega a si mesma. Fica alterada e está sempre nervosa. Nunca tem tempo para os filhos e nem para o marido.
Tudo isto produz uma família infeliz, frustrada e filhos insatisfeitos com os exemplos que vêm da família.

Algumas mulheres buscam independência pessoal. Tem seus próprios objetivos, suas próprias amizades, seu próprio dinheiro. Buscam sua própria realização e dão prioridade a sua profissão. Não compartilham certas áreas de sua vida fazendo seus próprios programas. Não se interessam muito pelos projetos, atividades e amizades do marido.
Quando isto acontece, é óbvio que o casamento está no caminho errado. Perigo!
É necessário revisar a fundo, procurar as causas, corrigi-las com a ajuda de Deus. O casamento é uma unidade total. Os dois são "uma só carne", uma aliança!

Minha querida, peça a orientação do Senhor e reveja suas atitudes e as atitudes do seu cônjuge dentro do seu casamento. Caso haja algo a ser mudado, converse com seu cônjuge e mostre a ele que essa não é a vontade de Deus para seu casamento.
Deus quer famílias saudáveis e firmadas na rocha.
O Senhor disse que teríamos dificuldades na vida, mas afirmou que, caminhando com Ele tudo fica muito mais fácil e nosso fardo muito mais leve! Amém!
Desejo que o Senhor faça um grande milagre na sua vida e no seu casamento!!!

Até a próxima reflexão!

Beijos


3 comentários:

  1. Miga, sua reflexão é baseada na palavra de Deus! Esse assunto é uma das aulas do curso de noivos, e sabemos que, sempre que ouvimos a orientação do SENHOR as coisas dão certo!
    um beijo grande e bom fds!

    ResponderExcluir
  2. ".......à medida que você obedece a Deus de maneira prática e com amor, Ele irá atuar a seu favor como fez com Joana. Não foi fácil para Joana mostrar-se uma esposa amorasa, mas dia após dia quanto mais tempo passava com Deus, ela orava para tornar-se a esposa que o marido precisava. Ela falava cada vez menos de Deus a Jaime, mais cada vez mais de Jaime a Deus....."

    À medida que obedecemos e respeitamos as "leis" do amor de Deus, Ele dará início à Sua obra transformadora em seu lar.
    Coloquem sua fé em ação, Ele pode transformar verdadeiramente os corações.
    Não há limite para a transformação interior que Deus pode operar numa pessoa, fazendo com que ela realize exteriormente, desde que seja seguida a Sua orientação!!!!!


    Amadas, quando uma realação é aquilo que deve ser, nenhuma situação poderá desequilibrar a relação, porque suas raízes são profundas e seus fundamentos estão alicerçados na verdade... e assim, cada um saberá qual o seu verdadeiro papel dentro da família!!!!


    Um grande beijo!
    Uma semana abençoada!

    ResponderExcluir
  3. Amém e amém!
    É maravilhoso saber que temos um Deus que se preocupa com cada detalhe das nossas vidas e isso faz uma grande diferença!
    Que o Senhor renove nosso amor por nossos cônjuges e o amor de nossos cônjuges por nós todos os dias, em nome de Jesus!
    Beijos

    ResponderExcluir