17 de outubro de 2009

Humildade X Arrogância


Olá, queridas!

"A prática leva à perfeição!"

Sim, é a mais pura verdade.
Tudo que fizermos, quanto mais fizermos, melhor será a qualidade da ação desempenhada.
Imagine um bebê que está começando a andar. Nos primeiros dias apoia-se para levantar, aos pouquinhos aprende a levantar sem apoio e, quando menos esperamos, ele se solta e sai caminhando sozinho! E quanto mais caminhar sozinho mais firmes ficarão suas perninhas e mais perfeito será o seu caminhar.
É uma questão de tempo e prática.

Na vida espiritual também é assim, amadas.
Quanto mais tempo dedicarmos a estudar e a praticar a Palavra de Deus, é certo que nos tornaremos mulheres melhores.

Jesus foi um homem extremamente virtuoso e entre todas as Suas virtudes, a que mais intrigava as pessoas (que O amavam e odiavam) era Sua humildade.

No livro "Jesus, o maior psicólogo que já existiu", de Mark Backer, o autor faz uma analogia das atitudes de Jesus com as atitudes que devemos ter em muitos momentos de nossas vidas.
Jesus não estudou psicologia, mas a praticou com extrema perfeição.

Jesus disse que "aquilo que sentimos no coração determina aquilo que somos".
Puxa vida! Como acho isso lindo!

Na Bíblia, em Mateus 18:3-4, temos: "Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus."
Jesus quer que sejamos como crianças. Crianças são humildes, inocentes, crédulas e verdadeiras em suas emoções.
Porém, Jesus disse que devemos ser como as crianças, mas não devemos agir com infantilidade.
Agir com infantilidade é não assumir responsabilidades atribuídas seja pessoal, profissionalmente ou no seu relacionamento com Deus.
Quando Jesus disse que devemos "ser como uma criança" ele quis dizer que devemos assumir responsabilidades ao mesmo tempo que devemos nos entregar às emoções, assim como as crianças se entregam.
Quando tiver que chorar, chore, quando tiver que pedir perdão, peça. E, acima de tudo, seja humilde em tudo que fizer, pois é através da humildade que conquistaremos tudo o que desejarmos de coração.

Jesus gostava de desafiar a maneira como as pessoas pensavam. Ele falava por meio de parábolas, a fim de que as pessoas pensassem e decifrassem Suas Palavras.
Disse Ele: "Para sermos grandes, precisamos ser pequenos. Para sermos líderes, precisamos servir aos outros. Para sermos profundos pensadores, temos que ser capazes de sentir."
Jesus ensinou que a identidade do ser humano é uma questão do coração.

A arrogância é o oposto da humildade.
Quando agimos com arrogância ficamos cegas. Não aceitamos que outras pessoas digam que estamos erradas e também não aceitamos que outras pessoas errem.
Não é possível perdoar sendo arrogante.
E já vimos em outra reflexão que quem não perdoa, não é perdoado.

Ainda no "Manual da boa sobrevivência" - A Bíblia, vemos que Deus abomina a arrogância:
"Os ouvidos que atendem à repreensão salutar no meio dos sábios têm a sua morada. O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento. O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra." . Em Provérbios 12:1 Ele vai mais direto: "Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido."
É uma cadeia de efeitos negativos. Um efeito cascata devastador!
Pessoas arrogantes são amargas e reclamam de tudo. Além de enxergarem apenas aquilo que querem enxergar. E quando tem um desejo frustrado agem como uma criança mimada.

Não é isso que Deus quer de nós, queridas.

Papai quer que tenhamos a humildade de Jesus; quer que sejamos capazes de oferecer o outro lado da face quando levarmos um tapa; quer que perdoemos SEMPRE; quer que O amemos acima de qualquer coisa; que sejamos puras como crianças e nos prostremos diante Dele.
Não espere ser humilhada para ser humilde. A chave da obediência é nossa humildade voluntária (Tiago 4:10), não a humilhação forçada.

"Em ti confiarão os que conhecem o Teu nome; porque Tu, SENHOR, nunca desamparaste os que Te buscam." (Salmos 8:10)

Fiquem com Deus e que Ele faça maravilhas em sua vida!

Até a próxima reflexão!

Beijos

3 comentários:

  1. Noooossa Fer!!! Estou lendo um livro hoje pela segunda vez (diga-se de passagem), um livro que ganhei de uma amiga, Aline Pessoa- Pessoa amada, abençoada, querida e linda!!..rsrs
    Então, esse livro fala meio isso que você escreveu, mas tendo em primeiro plano o amor que vem de Deus ...como a palavra de Deus é viva e eficaz, esse livro em minha vida (hoje) está sendo assim....vivo. Lido em épocas diferentes e absorvido em condiçoes diferentes.

    O amor que vem de Deus nos ensina a humildade sempre e isso é um exercício muuuuuito difícil, reconheço, mas vale a pena permirtir o amor de Deus em nossas vidas, um amor infalível,benigno,longânimo e assim aprenderemos muito.

    Para quem quiser ter uma nova experiência nessa área, vale a pena ler: Aprenda a compartilhar um amor que vale a pena - Max Lucado.

    Um super beijo!

    ResponderExcluir
  2. É verdade querida, arrogância ofusca não apenas o olhar, ofusca também o coração. A falta de flexibilidade, o não saber enxergar com o coração, por muitas vezes nos colocam em situações de total confronto na vida. Humildade é saber exatamente o que somos e o que valemos. Que Deus nos abençoe sempre e continue lhe conduzindo para que possamos refletir mais sobre a Palavra de Deus através de suas reflexões. Beijo...te amo!

    Mamãe

    ResponderExcluir
  3. Amém e glória a Deus!
    É maravilhoso compartilhar o maravilhoso amor de Deus.
    Desejo que o Senhor esteja sempre com vocês.
    As amo muito!
    Beijos

    ResponderExcluir