19 de março de 2010

O verdadeiro "Princípio da Igualdade"

Olá, queridas!

"Tratar os iguais como iguais e os desiguais como desiguais, na medida de suas diferenças".

Este é o conhecido Princípio da Igualdade do universo jurídico.
É fato que algumas pessoas são tratadas de maneira distinta dependendo da posição, grau de importância que ocupam ou até mesmo por um hábito cultural.
Entratanto, até que ponto devemos tratar com desigualdade os nossos semelhantes?
Será que o porteiro de um prédio, um gari, uma doméstica, um servente, um operário da construção (...) tem menos importância que eu ou você?
Meninas, penso que devemos procurar agir como Jesus agiu.
Jesus tinha um coração compassivo e não fazia distinção entre as pessoas. Se relacionava com pessoas simples, do povo, a maioria pobres financeiramente, mas sem jamais excluir os privilegiados; se interessava, amava e buscava estar em contato com os marginalizados pela sociedade e pelas instituições religiosas da época.
"Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas." Romanos 2.11
Precisamos reconhecer a importância e louvar a Deus pela vida de todos aqueles que nos servem. Sejam eles domésticos, serventes, empregados em geral, garis...
Querida, você não deixará de ser respeitada por isso. O que estou dizendo é que não só faremos essa pessoa mais feliz, como também nos sentiremos mais felizes.
Deve estar passando pela sua cabeça neste momento: "Se eu disser isso à minha empregada ela irá deitar e rolar sobre mim"...rsrs
Minha amiga, honre e valorize a pessoa que lhe serve. Agradeça-lhe pelo serviço que ela lhe presta e diga-lhe que você reconhece o que ela faz por você.
O mais importante: Não faça isso esperando reconhecimento ou algo em troca. Faça a sua parte e pronto!
Talvez, o que esteja faltando a algumas de nós é um pouquinho de humildade e tolerância quanto à condição alheia.
Nisso, também, Jesus foi extremamente sábio quando disse:
"Por que vês tu, pois, o argueiro no olho do teu irmão, e não vês a trave no teu olho? Ou como dizes a teu irmão: Deixa-me tirar-te do teu olho o argueiro, quando tens no teu uma trave? Hipócrita, tira primeira a trave do teu olho, e então verás como hás de tirar o argueiro do olho de teu irmão. (Mateus, VII: 3-5).
É preciso reconhecer que nem sempre estamos certas e abrir os olhos para aqueles que estão próximos de nós.
Afirmo a vocês com toda segurança que o seu "desigual" é tão igual a você aos olhos de Deus. A Ele não importa ser rico, pobre, negro, branco, gari ou um grande empresário.
A Deus, importa amá-Lo acima de todas as coisas e sempre fazer o bem sem distinção a quem.
Convido você a orar comigo pela vida de todos os trabalhadores que nos servem. Vamos?
"Querido Deus, obrigada pela vida da (falar o nome da pessoa). Obrigada também por me dar condições de empregá-la e pagar seu salário. Abra os meus olhos para eu enxergar quando erro ou faço julgamentos desnecessários. Ajuda-me a enxergar apenas as qualidades da (falar o nome). Senhor, faz com eu deixe de lado preconceitos e estigmas. Abra meus olhos e meu coração para que todos os dias eu caminhe dentro da Sua mais perfeita vontade. Em nome de Jesus, Amém."

Até a próxima reflexão!

Beijos

4 comentários:

  1. Tia linda reflexão,amei mesmo
    um beijo grande e boa noite.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, boneca.
    Amo você.
    Que Deus te abençoe e guarde todos os instantes da sua vida.
    Beijos, amor.

    ResponderExcluir
  3. Estou com saudades! Adorei a nova "cara" do Blog ficou LINDA! Havia tempo que não lia as reflexões, devido a correria, mas adoro todas elas, aquela sobre Frustração foi maravilhosa. Que Deus contnue te guiando beijos Marcela.

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida!
    Que saudades de você...
    Que bom vê-la novamente por aqui.
    Seja sempre muito bem vinda e sinta-se sempre muito à vontade para deixar seus comentários.
    É maravilhoso ver o que Deus tem feito em sua vida e na vida do Rani. Glórias!!!
    Amo você.
    Beijos

    ResponderExcluir