11 de março de 2014

A escolha é sua - Falando sobre Relacionamentos - Parte II

Olá, queridas!
Dando continuidade ao que tratamos na última postagem, vamos falar sobre relacionamentos, especialmente, o de marido e mulher.
Falamos a respeito da escolha e que a melhor escolha é sempre esperar no Senhor.
Esta semana estive pensando a respeito de como os casais se comportam.
É fácil saber se um casal é namorado ou recém-casado. Beijos, afagos, trocas de carinho, olhares apaixonados, elogios, admiração, gargalhadas soltas e o desejo que sobe entre os dois pode contaminar quem estiver por perto. Uau!
O que acontece, então, com os casais que estão juntos há mais tempo? 5, 10, 15...30 anos?
Todo euforia do início do relacionamento dá lugar a um comportamento mais contido e menos intenso.
Sem generalizar, mas muitos casais já não se beijam a qualquer hora, não trocam carícias, mal se olham, desconhecem os elogios, a admiração parece que se foi e o fogo entre eles tornou-se um gigante adormecido.
Para ele, o macho, o casamento vai bem e, ao que parece, sem problemas. Talvez ele até pense a respeito, mas logo outro assunto chama sua atenção e ele nem se lembra mais sobre o que estava pensando.
Para ela, a fêmea, é ativado o alerta da insegurança! Ela se pergunta inúmeras vezes sobre o que está acontecendo. Chega a se sentir culpada. Começa a pensar "Será que tem outra mulher?", "Será que fiz algo errado?", "Será que ele não me ama mais?"...Sera? Será? Será? E quanto mais ela pensa, mais hipóteses surgem. Então, ela encontra uma amiga e tem início ali um grande e profundo desabafo. Se essa amiga for casada, talvez compartilhem experiências. Se for solteira, pode estar aí um grande e iminente sinal de perigo. Os "serás", em questão de segundos, podem encontrar as  mais diferentes respostas.
Se nesse relacionamento tiver filhos, é provável que ela esteja se sentindo sobrecarregada por desempenhar tantas funções e ele, o macho, não ajudar em quase nada. Ela acha que o marido não assumiu as responsabilidades junto com ela. O casamento, então, passa a ser colocado em questão.
Queridas, essa situação pode lhe parecer familiar e você se pergunte: "Como ela sabe disso?". Digo a vocês, que sei porque passei por isso. Sim, passei por isso. E, após alguns anos ministrando para casais, vejo que muitos casamentos passam por isso.
Entretanto, decidi não ser parte do grupo das lamentações e fui atrás da mudança.
Aliás, vivo constantemente atrás da mudança. Meu marido diz que recebi de Deus o dom de "discutir a relação"..rsrs Às vezes acho que tenho mesmo. Amém por isso! Rsrs...
Decidi, queridas, que quero ter um casamento excelente! Para isso, tomei posse das promessas de Deus para minha vida e para a vida da minha família. Não quero ter uma vidinha medíocre, de aparência. Quero ser plenamente feliz e realizada em meu casamento, em nome de Jesus!
Penso, meus amores, que a falta de beijos, olhares, carinho, elogios e admiração no casamento, não se trata de desgaste causado pelo tempo. Trata-se de se acostumarem a viver dessa forma. Cada um à sua maneira. Um deixa de fazer pelo outro aquilo que gostaria que lhe fizessem. Acomodam-se na justificativa do tempo que já passou.
Deus não quer que seja assim. É claro que o casamento traz a tranquilidade de ter o outro a todo tempo. Mas, falo de algo mais profundo. Falo da intimidade que faz com que marido e mulher se fundam em uma só carne. De um pegar os trejeitos do outro. De olhar para outro e saber o que está pensando. Em se bastarem, se completarem.
(E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Marcos 10:8)
Sim, um casamento não se constrói sozinha, mas o pontapé da mudança precisa ser dado por um dos cônjuges. Não espere que seu marido mude de repente. Viva, com seu cônjuge, um dia de cada vez.
Casamos para fazer o outro feliz e, consequentemente, sermos felizes. E a perseverança no Senhor é a chave para o sucesso de qualquer relacionamento!
Trataremos mais sobre isso em breve.
Até a próxima reflexão!
Beijos
Ah! Vamos descontrair...rsrs

2 comentários: