24 de março de 2014

Mentira, um mal desnecessário.

 
Olá, queridas!
 
Que a graça e a paz do Senhor esteja com vocês!
 
Hoje vamos tratar de um tema que há muito vem me incomodando. Vamos falar sobre a mentira.
A primeira consideração que quero fazer é que NADA justifica uma mentira.
Nem mesmo uma mentirinha pequenininha?!?!?! Não, queridas, nem mesmo.
Para Deus não existe mentirinha ou mentirona. Mentira é mentira e pronto! Se isso não bastar como explicação, afirmo a vocês que qualquer forma de mentira é pecado e nos afasta de Deus.
"Quem pratica a fraude não habitará no meu santuário; o mentiroso não permanecerá na minha presença." ( Salmos 101:7 )
O Espírito Santo vem trabalhando a questão da mentira em minha vida há alguns anos.
Quando ainda não era convertida, eu achava normal mentir pra justificar algo.
Se alguém telefonasse e, naquele momento, eu não quisesse falar por muito tempo, logo inventava uma situação para desligar.
Hoje, se não posso falar ao telefone naquele momento ou se não estou disposta, gentilmente, peço para que a pessoa me telefone em outro momento ou digo que entrarei em contato. E entro em contato no momento mais adequado.
Quando eu não queria ir a algum lugar ou queria sair de alguma situação, inventava uma desculpa (mentira) e achava que tudo estava resolvido.
Hoje, falo a verdade e explico porque não quero aquilo. Esse é só um exemplo, queridas. Mas, assim acontece em tantos outros momentos em minha vida. Não tenho mais o medo que tinha de magoar as pessoas se falasse a verdade.
Deus me mostrou que demonstro amor e honra pelo próximo quando falo a verdade. Ele me mostrou também que não preciso ter medo de perder o amor e amizade das pessoas quando lhes falo a verdade.
Aqui, queridas, o diferencial é a forma como falamos a verdade. Falar a verdade com amor é uma arma eficaz contra a injustiça que a mentira traz. O amor faz a diferença sempre!
Talvez você se pergunte: "E se ele(a) ficar chateado(a) se eu falar a verdade?".
A resposta é: fale a verdade e tenha a certeza de que Deus resolverá da forma que for melhor para você. E se isso importar na quebra de algum relacionamento, é porque Deus permitiu que fosse assim.
Vejam bem, falar a verdade não significa fazer fofoca. Falar a verdade com a intenção de prejudicar o outro é errado. Tudo depende da motivação da sua ação.
Precisamos analisar em quais circunstâncias estamos sendo levados a falar a verdade. Pode parecer um tanto complexo e gerar uma dúvida do tipo "então devo ou não falar a verdade todas as vezes?!". Sim, mas é preciso ter a sabedoria para saber a necessidade do momento e a forma de falar.
Na vida profissional, no casamento, no namoro, na educação dos filhos, na igreja, com amigos...às vezes somos colocados em situações que seria mais fácil mentir do que enfrentar a verdade.
Mas, não é assim que deve agir uma pessoa que deseja viver segundo o coração de Deus. Nosso Pai não se agrada da mentira.
É covarde aquele que mente.
Forte isso, né? Mas, é assim que vejo a mentira, como uma forma de covardia. É o medo de enfrentar a verdade. Muitas vezes a mentira vira hábito e acaba caindo na normalidade. E essa normalidade faz com que fiquemos insensíveis aos desígnios do Senhor.
Quando tomei a decisão de entregar minha vida a Jesus, naquele momento eu estava dizendo que queria ser uma nova criatura. Estava dizendo a Ele que não queria mais os velhos hábitos em minha vida. E continuo pedindo a Deus que me incomode quando minhas atitudes não estiverem de acordo com Sua vontade.
Meu esposo e eu, estamos ensinando aos nossos filhos que mentir é ser desonesto consigo, com o próximo e com Deus. Ensinamos também que a mentira NUNCA é justificativa pra nada.
E, com muita satisfação, já estamos colhendo os frutos desse ensinamento. Nossos filhos já estão dando bons exemplos e isso é tremendo!
Já tivemos situações nas quais eles mentiram e, confesso a vocês, que nem sempre soubemos lidar com isso. Mas, para honra e glória do Senhor, temos adquirido sabedoria para moldar o caráter deles e ensiná-los que a mentira é a escolha mais errada para enfrentar uma situação. Frequentemente, explicamos a eles que falar a verdade é a melhor opção e que não é correto mentir ainda que esteja com medo de enfrentar as consequências de falar a verdade.
A mentira não se manifesta apenas da forma verbal, queridas.
Quando somos desonestas, quando infringimos normas das quais temos conhecimento, quando prejudicamos alguém para tirar vantagem, também mentimos.
Precisamos estar atentas para não deixarmos que pequenas atitudes do dia-a-dia virem hábitos e caiam na normalidade. Precisamos sair da zona de conforto que, muitas vezes, nos colocamos para não enfrentar as situações.
Minha oração hoje é para que, neste momento, o Senhor incomode você e fale ao seu coração da mesma forma que tem falado ao meu. Desejo ainda, que sua vida seja transformada pelo toque amoroso do Senhor. Permita que seu caráter seja renovado e que, tudo aquilo que estiver fora do propósito de Deus seja afastado de você. Que você não sinta medo ao falar a verdade e que venha a ser um exemplo de uma pessoa segundo o coração de Deus. Em nome de Jesus, Amém.
Até a próxima reflexão!
Beijos
 

3 comentários:

  1. Boa noite, dear!!
    Fê, confesso que ainda preciso muuito melhorar nesse aspecto! Quero dizer, ficar boa mesmo! Haha...

    Eu me policio qto a isso, sabe? Não é fácil, mas é preciso abandonar de vez essas "mentirinhas" do nosso cotidiano!! Concordo plenamente com vc: não há mentira boa ou necessária!

    E lendo um texto como esse seu, nos permite refletir mais sobre tais condutas!! Isso é muuuito bomm!!!

    Fique com Deus e tenha um abençoado fds!!!
    Bjão gdão pra vc e todos da família!!

    Mara

    ResponderExcluir
  2. Mara, querida, boa tarde!
    Nós todos aprendemos todos os dias.Deus abençoe você e sua linda família!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Conviver com pessoas que tem hábito de mentir está me deixando muito irritada. E assim cada dia me sinto com necessidade de não ser igual.

    ResponderExcluir