22 de abril de 2014

Educação e amizade - O alvo dos pais

Bom dia, amores!
 
Que a paz do Senhor esteja com vocês!
 
"Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim são os filhos da mocidade." Salmos 127, 3-4.
 
Toda herança tem um valor, seja este sentimental e/ou financeiro. E tudo que tem valor precisa de cuidado.
Assim são os filhos para Deus, bens preciosos que nos foram entregues por herança e que cabe a nós, pais, cuidarmos da melhor maneira possível.
Geralmente, queremos filhos perfeitinhos. Queremos que se comportem bem à mesa. Que mastiguem de boca fechada. Que sentem de coluna reta. Que tirem notas altas. Que sejam bons no esporte. Que falem outro idioma. Que sejam corteses e educados. Que estejam limpos a maior parte do tempo. Que durmam na hora e a noite toda. Que cumpram suas obrigações em casa. Que não conversem fora de hora. Que aprendam a brincar sozinhos. Queremos...queremos...queremos.
Não podemos ser omissas, mas muitas vezes exigimos tanto que esquecemos de amar nossos filhos da forma como Deus espera que façamos. Precisamos considerar nossos filhos valorosos pelo simples fato de existirem e não pelo que fazem.
Falo por mim, queridas. Quantos momentos já foram perdidos por eu não "olhar" para meus filhos como alguns momentos pediam. Estava "ocupada" demais pra ver os detalhes. Tola!
Precisamos estar atentas aos detalhes.
Alguns pais tem dificuldade em falar "Eu te Amo", mas saibam que é possível demonstrar amor de outras maneiras.
Dar atenção, por exemplo, é uma maneira de dizermos que estamos ali e que aquela pessoa é importante. Um abraço silencioso demonstra amor. Um olhar carinhoso demonstra amor. E se tudo isso ainda vier junto com um "Eu te amo. Você é importante pra mim.", perfeito!!!
Precisamos ser mais acessíveis, queridas. Ser amiga de um filho não significa que haverá desvio de autoridade. Ao contrário, conquista-se a confiança de um filho demonstrando amizade. O relacionamento com os filhos precisa ser prazeroso.
Se nossos filhos não encontrarem prazer dentro de casa, buscarão fora. Fora, estarão sozinhos. Estando sozinhos e buscando algo que lhes preencha o vazio, estarão expostos a tudo de pior que o mundo pode oferecer. Cuidado!
Avalie seu relacionamento familiar, querida. Como vem agindo? Tem exigido muito e perdido momentos especiais? Qual foi a última vez que você parou algo que estivesse fazendo para dar atenção ao seu filho? Seu filho tem prazer em estar com você ou você é um peso na vida dele?
Quando nos tornamos pais, assumimos o compromisso de  administrar a herança do Senhor. E tudo aquilo que fizermos refletirá no que esse filho se tornará um dia.
Na segunda parte do versículo está escrito que os filhos são como flecha na mão de um guerreiro. A flecha vai na direção na qual é lançada, assim também são os filhos.
Em que direção você está apontando seus filhos? Qual seu alvo? Que tipo de influência você tem sido na vida dos seus filhos?
Minha oração hoje é para que Deus nos mostre o que precisa ser mudado. Que  nossos sentimentos sejam realinhados em relação aos nossos filhos e que, se algum relacionamento familiar estiver quebrado, declaro que será restaurado, em nome de Jesus. Peço a Deus para admirarmos nossos filhos pelo que são. Oh, Deus querido, como sou grata por ser mãe e por experimentar um amor tão grande que me faz querer ser uma pessoa melhor todos os dias! Em nome de Jesus, Amém!
 
Até a próxima reflexão!
Beijos

2 comentários:

  1. É um desafio muito grande Fê criarmos nossos filhos com amor, dedicação, exemplo, nesse mundo tão conturbado sem valores, ainda bem que temos a linda graça de Deus sobre nossas vidas para nos auxiliar e nos socorrer nos momentos difíceis...

    ResponderExcluir
  2. É uma tarefa árdua, mas tão prazerosa ao mesmo tempo! Orgulhosos devemos ser de termos filhos e estes serem parte de nós, também! Que Deus possa abençoar nossa caminhada, dando-nos sabedoria e discernimento para agir na vida deles. :)

    Bjãozão, Fê, pra ti e toda a família.
    Mara

    ResponderExcluir