26 de setembro de 2009

A importância de cultivar amizades verdadeiras


Bom dia, queridas.

"
Ninguém é feliz sozinho" - é verdade.
Mas, é preciso ter cuidado com as escolhas que fazemos.

A amizade sempre teve um papel muito importante na vida do ser humano.

Amizades são uma parte importante da nossa vida. Desde a criação de Adão e Eva, Deus mostrou a necessidade do companheirismo na vida humana. Em famílias, igrejas, escolas, no dia-a-dia criamos laços de amizade.
Precisamos compartilhar a vida com outras pessoas.

Na Bíblia, Deus nos orienta sobre amizades. Ele fala do valor dos bons amigos e adverte-nos sobre os perigos dos companheiros errados. Ele oferece instrução e apresenta exemplos que nos ensinam.
Em Provérbios 12:26:
"O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar" e em Provérbios 13:20: "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau" . Talvez agora entendam de onde saiu a expressão: "diga-me com quem andas que te direi quem és".
E é verdade, queridas. As amizades exercem grande influência sobre nossas vidas, por isso é tão importante a escolha de quem será seu amigo e fazer parte da sua vida.
Devemos escolher bons amigos que nos ajudarão a crescer.
A Bíblia nos ensina a "julgar a árvore pelos frutos".
Infelizmente, é fácil escolher mal. Por isso é tão importante pedir a Deus que nos ajude a ter uma vida dentro dos Seus princípios a fim de que possamos influenciar as pessoas pela nossa fé e exemplo de uma vida reta.
O verdadeiro amigo, querida, é aquele que vê nossos erros e os aponta. "Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos" - Provérbios 27:5-6.
Ninguém gosta de ser corrigido, mas todas nós precisamos de amigos que nos amem e que mostrem os nossos erros. É preciso ter discernimento para compreender que não é uma crítica e sim, um alerta!
Da mesma forma, devemos ser boas amigas e companheiras fieis
.
Amigos contam com a presença uns dos outros. Por outro lado, não devemos abusar da amizade, causando aborrecimentos: "Não sejas freqüente na casa do teu próximo, para que não se enfade de ti e te aborreça" - Provérbios 25:17.
Não devemos abandonar nem trair os nossos amigos. Amigos verdadeiros não são interesseiros, mas aqueles companheiros fieis que ficam nos bons tempos e nos maus: "Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão" - Provérbios 17:17.
A amizade verdadeira traz benefícios mútuos: "Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo" - Provérbios 27:17.
Acho incrível a Bíblia! É o verdadeiro "manual de sobrevivência".
Então, querida, peça a Deus que lhe abra os olhos e lhe dê sabedoria para escolher as pessoas que estarão próximas de você. Peça também que Ele fortaleça sua fé para que você tenha uma vida o mais reta possível e possa ser um bom exemplo para seu próximo.
Seja uma amiga verdadeira e se coloque na condição de ser bênção na vida de outra pessoa alertando quantos aos erros e pecados cometidos.
Amada, o pecado nos instiga. Seja na área afetiva, financeira, emocional ou pessoal. É preciso nos fortalecermos em Deus para que não caiamos em tentação.
Com Deus e uma amizade verdadeira as coisas ficam mais fáceis e mais leves.
Busque a Deus de todo coração e desfrute da felicidade de ser única em meio a milhares.

Que Deus abençôe cada uma de vocês.
Até a próxima reflexão.
Beijos


5 comentários:

  1. Excelente reflexão! Obrigada Fê pelas suas palavras! Que Jesus sempre te encha de unção e inspiração! e que vc possa contar comigo como sua amiga, em todos os momentos! um beijo

    ResponderExcluir
  2. Vivi querida,
    agradeço a Deus pela sua vida e por tê-la colocado em meus caminhos.
    Da mesma forma, conte sempre comigo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa reflexão....Hoje eu estava realmente precisando ler esta reflexão,pois nem sempre aqueles que pensamos ser nossos amigos,pensam da mesma forma que nos..
    Esta reflexão e as citações bíblicas me ajudaram muito a discernir quais são as verdadeiras amizades..
    Que o Senhor Deus continue a derramar sabedoria sobre sua vida...

    ResponderExcluir
  4. Eunice, querida.
    Fiquei muito feliz com o seu comentário.
    Quando entregamos nossa vida a Deus e nos submetemos ao Seu amor, o Senhor cuida de nós e nos traz a palavra certa na hora certa.
    Espero vê-la sempre por aqui e poder ser um instrumento de Deus na sua vida e de tantas outras mulheres segundo o coração de Deus.
    Beijos!

    ResponderExcluir