11 de setembro de 2009

Desvendando o casamento - Parte II (As 5 linguagens do amor)


Olá amadas! Dando continuidade ao que tratamos anteriormente, na reflexão de hoje falarei um pouquinho sobre as 5 cinco linguagens do amor. Linguagens estas que, quando identificadas e cultivadas podem transformar um relacionamento. Seja ele: casamento, namoro, família, amigos, enfim, relacionamentos. Desejo do fundo do meu coração que o Senhor faça um grande milagre na vida de cada uma de vocês, amadas mulheres únicas. Dessa forma, comecemos!!! As 5 linguagens do amor são: toque físico, palavras de afirmação, tempo de qualidade, atos de serviço e presentes.
Vamos conhecer um pouquinho de cada uma. Mas, recomendo a todas que não deixem de ler o livro que traz em detalhes o que é cada linguagem.

TOQUE FÍSICO:
O toque físico é uma das formas mais fáceis de perceber o amor. Você abraça quem é importante para você? Você gosta de andar de mãos dadas com aqueles que você ama? Você fica feliz ao ver receber um carinho na cabeça, nos cabelos ou nas mãos? Geralmente esta é uma das primeiras formas de comunicar amor que aprendemos. Você já reparou que as crianças amam dar beijos e abraços? Ao fazer isso elas estão dizendo que amam mesmo sem falar nenhuma palavra. Se você respondeu sim às perguntas acima, provavelmente esta é a sua primeira linguagem: a forma como você demonstra que ama e como gosta que as pessoas demonstrem que te amam. Pare e pense: você conhece alguém que sempre procura te abraçar, que conversa encostando, tocando em você? Se a resposta é sim, provavelmente esta é a forma que essa pessoa está dizendo que você é importante para ela, mesmo que ela nunca use as palavras para isso.

PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO: Muitas pessoas precisam ouvir que são importantes, que são amadas, que são lindas, que são inteligentes, que são competentes ou divertidas. Isso significa palavras de afirmação, ou seja, a manifestação verbal de sentimentos. Da mesma forma, existem pessoas que sentem necessidade de dizer sempre o quanto amam seus amigos, o quanto eles são importantes, o quanto são legais. Ao fazer isso, está demonstrando que palavras de afirmação é a forma de comunicar seu amor. E existem pessoas que precisam dessas palavras para se sentirem importantes. Para elas não basta alguém passar tempo, dar presentes ou abraços, elas precisam ouvir o que os outros pensam. Se este é o seu caso, palavras de afirmação provavelmente é a sua primeira linguagem.

TEMPO DE QUALIDADE:
tempo de qualidade significa o tempo que você dedica exclusivamente a alguém, sem ter outras distrações por perto. Quem tem essa linguagem valoriza o tempo que o cônjuge se dedica à conversa, a assistir um filme juntos, a ver fotografias, a tomar um café, etc. Se você se sente importante, amado, quando alguém abre mão de fazer outra coisa simplesmente para passar tempo com você, provavelmente essa é a sua primeira linguagem. Ao mesmo tempo, se alguém exige sempre a sua presença, e de forma até exclusiva, essa é a principal forma que essa pessoa encontrou para dizer que te ama. Na Bíblia podemos achar um exemplo de alguém que tinha essa como primeira linguagem. Maria, irmã de Madalena, amava ficar aos pés de Jesus. O prazer dela estava em simplesmente ficar ali. Era dessa forma que ela dizia ao Mestre que o amava.

ATOS DE SERVIÇO:
Sabe aquelas pessoas que se empenham em fazer tudo para agradar? Que chegam a sua casa e lavam a louça, se alegram em ajudar a arrumar o armário e sempre estão prontas a oferecer aquela mãozinha? Essas são as pessoas que têm como primeira linguagem de amor atos de serviço. Ou seja, para elas, o amor está relacionado ao fazer. Há um bom exemplo sobre isso na Bíblia. Marta, irmã de Maria e Lázaro, ao saber que Jesus se aproximava, ela sempre se preparava para servi-lo. Fazia comida, organizava a casa e estava sempre envolvida com alguma atividade. Essa é uma linguagem muito bonita, porém é preciso compreender que as pessoas devem amar e ser amadas não pelo que elas fazem, mas sim por quem elas são.

PRESENTES:
Quem gosta de ganhar presentes? Todo mundo. Quem gosta de dar presentes? Nem todos. Presentes é uma linguagem peculiar e não está necessariamente ligada ao valor. Por exemplo, muitas crianças fazem desenhos lindos para os pais, irmãos e tios. Para elas, esses papéis coloridos são preciosos presentes, uma forma de dizer que amam e se importam. Se você é do tipo que sempre que viaja pensa em trazer lembranças para seus amigos, que nunca se esquece de comprar um presente nos aniversários, e que se desaponta quando as pessoas esquecem de te presentear, provavelmente esta é a sua linguagem.

Conseguiu identificar a sua principal linguagem? Conseguiu identificar a linguagem das pessoas que moram com você?

Aprender a se conhecer e conhecer as pessoas é muito importante. É muito importante também você comunicar às pessoas como você gostaria de ser amado, qual a sua primeira linguagem, aquilo que o faz se sentir único. Para isso é importante desenvolver também a comunicação com a sua família.
No casamento isso tem uma importância gigantesca para que haja o acordo entre os cônjuges. Ele faz o que ela gosta e ela naturalmente corresponde.
Cria um efeito "ação e reação"..rsrs

Por isso é tão necessário que os cônjuges saibam qual é a linguagem do amor um do outro.
Pense nisso e comece hoje mesmo a amar seus familiares da forma como eles se sentem amados!
Dê uma atenção especial ao seu cônjuge.
O casamento é uma pedra bruta que tem que ser lapidada aos poucos, devagarzinho para não quebrar. Mas, cada pedacinho de brilho que aparece é tamanha a beleza que compensa todo o esforço e dedicação.
Para Deus todo esforço será recompensado e toda dedicação será multiplicada!!!
Rogo ao Senhor que restitua qualquer coisa que tenha sido perdida na sua vida e transforme seu casamento num belo jardim de flores. Mas, não esqueça de regá-lo todos os dias!
Lembre-se de que Deus nos deu a ferramenta certa para usarmos na hora certa!

Beijos! E até a próxima reflexão!


4 comentários:

  1. Amiga, lindo seu blog, adorei...
    Depois vc pode passar para conhecer o meu,rs...
    www.carolonline-calu.blogspot.com
    Bjus e parabéns lindaaaaa
    Calu

    ResponderExcluir
  2. Meu amor, que lindo!!!Que Deus continue agindo na sua vida, automáticamente aje na minha tbm. Beijo gde no seu coração...te amo.

    Mamãe

    ResponderExcluir
  3. oi minha querida
    Vejo que este blog tem sido uma ferramenta que Deus colocou em suas mãos. Não tem como passar por aqui e não ser abençoada, sei que este é o propósito. Que o E.S continue te conduzindo na vontade do Pai.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Li este texto o dia que vc escreveu Fer e fiquei pensando. Em qual tempo ou em qual circunstância ou porque isso poderia dar certo, não é só chegar e usar...óbvio que vc não fala de receita de comportamento, pq isso nem existe, pq somos "mudanças" e amém por isso..mas pensei em relação a felicidade e até na própria mudança de comportamento (atitudes).
    A minha idéia de felicidade pode ser diferente da sua, mas a verdadeira felicidade vem de dentro, e não podemos depender por completo das circunstâncias ou de outra pessoa...mas a felicidade diante um conceito que fazemos, ela dependerá de atitudes e antes de lermos a linguagem do amor do outro precisamos observar em nós mesmos:
    - sua atitude com relação a outra pessoa.
    - sua atitude com relação a si mesma.
    - sua atitude em relação às suas circunstãncias.
    Essas atitudes antes, facilitarão vc "ler a linguagem do amor do outro".
    As atitudes certas, seguidas de atos corretos e de leitura do outro, são a base para relações felizes.
    Li uma vez algo assim: " No mais íntimo de cada ser humano existe o conhecimento básico do que é certo ou errado. Deus, porém, é o único que pode conceder-nos percepção qto ao nosso comportamento, e poder para fazer aquilo que sabemos que devemos fazer. O inter relacionamento com Deus e as mudanças de atitudes são assuntos profundamente pessoais. Muitas opções que implicam em transformação completa de vida, são feitas a sós com Deus"
    Então queridas,afinem com Deus, provoquem mudanças, tenham atidudes, leiam o outro...e assim amadurecerão e terão relações felizes!!!
    Um grande beijo!
    Um semana beeeem abençoadinha!!!

    ResponderExcluir