28 de novembro de 2009

Jejum - desvendando o mistério e conhecendo a importância


Olá, queridas!

Hoje falaremos sobre o jejum. O que é? Para que serve? Qual a importância? O que diz a Bíblia? Qual a consequência do jejum?

Começo lhes afirmando que o jejum não significa algo ruim ou um sacrifício.
O maior sacrifício Jesus já fez por nós morrendo na cruz para a redenção dos nossos pecados. Amém e aleluias por isso!

No dicionário, jejum significa: "abster-se de alimento por um certo período de tempo; privar-se de algo, geralmente, considerado agradável."

Penso que, jejum é abstenção de algo que toma tanto meu tempo, que acabo me afastando de Deus. É a busca de Deus por meio de uma dedicação diferente do normal.

Vamos analisar conforme a Palavra do Pai:
"Então, apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos perante o nosso Deus, para lhe pedirmos jornada feliz para nós, para nossos filhos e para tudo que era nosso....Nós, pois, jejuamos e pedimos isto ao nosso Deus, e ele nos atendeu."(Esdras 8 - 21,23)
A Bíblia sugere o jejum como algo bom e agradável aos olhos de Deus. Não é algo que Deus exige de nós; é algo que Deus espera de nós. É uma maneira de demonstrarmos a Deus que precisamos da sua ajuda.
O jejum traz intimidade e nos aproxima de Deus de uma forma particular. É algo entre mim e Deus. Não é algo que deve ser feito com a intenção de mostrar que somos melhores ou "mais crentes" que outra pessoa.
Apesar de, na Bíblia, o jejum estar quase sempre relacionado à comida, há outras maneira de jejuar.
Tudo aquilo que você se abster temporariamente para que melhor se concentre em Deus, é considerado jejum. Quando desviamos nossos olhos das coisas do mundo, fica mais fácil voltarmos nossos olhos para Deus. É uma forma de nos desligarmos do mundo terreno e nos ligarmos ao mundo espiritual. Compreendem?
Entretanto, vejam bem, quando se propuserem a fazer jejum, estejam conscientes de que ao lado do jejum está a oração. É preciso estar constantemente em oração, dedicando um tempo especial para Deus. Esta é a verdadeira intenção do jejum.

"Quando jejuardes, não vos mostrei constristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aso homens que jejuam....e sim, ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto te recompensará."(Mateus 6-16,18)
Meninas, lembrem-se: o jejum não é algo que deve causar tristeza. Ele deve ser feito com espírito humilde e atitude alegre.
O jejum não é para castigar a carne; é para nos aproximar de Deus.
Dessa forma, quando forem jejuar, entreguem a Deus o motivo pelo qual irá fazê-lo. Abster-se de algo que costumeiramente lhe "afasta" de Deus não é fácil, mas não é impossível.
Atenha-se ao fato de que o jejum liberta, transforma e opera grandes milagres, em nome de Jesus!

Atenção e cuidado ao fazer jejum. Caso tenha algo que lhe seja vital, não abstenha-se disso. Por exemplo, diábeticos com alimentação.
Deus não quer que você seja prejudicado em nenhuma área da sua vida.

Caso tenha dúvida quanto ao que abster-se, peça ajuda a Papai. Ele falará ao seu coração e lhe mostrará o melhor caminho. Amém!

Que Deus aja tremendamente em sua vida e opere um grande milagre em seu coração!

Até a próxima reflexão!

Beijos

4 comentários:

  1. Amém!!! Suas palavras sobre o jejum são bastante interessantes. Que Deus continue agindo na sua vida para que entendamos através das suas reflexões um pouco mais da Palavra. Beijo...fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  2. Amém, querida.
    E muito obrigada pelo dia maravilhoso que passamos juntas.
    Amo você, mãezinha.

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernanda! Já estou com saudades dos nossos encontros. Aprendi muito com o que escreveu sobre o jejum! Beijos Marcela

    ResponderExcluir
  4. Nunca li de uma maneira tão simples porém muito prática sobre o jejum.Deus continue te usando poderosamente para edificação das vidas!!!

    ResponderExcluir